A importância de se ter uma contabilidade regular

Há quem pense ou diga que as empresas optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas de manter uma contabilidade regular, mas você sabe de fato o que a legislação brasileira dispõe sobre isso?

 

Existe uma falsa propagação de pensamento que afirma que as empresas optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas de manter uma contabilidade regular, mas fato é, que esta afirmação não é correta.

A legislação tributária possui uma prerrogativa que permite o uso apenas do livro caixa pelas empresas, mas a legislação comercial – Artigo 1.179 da Lei 10.406/2002 – determina que o empresário e a sociedade empresária são obrigados, com base em uma escrituração uniforme, levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico das empresas.

É importante ao empresário ter consciência de que as empresas não estão sujeitas apenas a legislação no âmbito tributário.

Além da questão da obrigação legal, a contabilidade regular pode ser fator determinante para o sucesso do negócio, se utilizada de forma correta.

Dela, o empresário pode extrair informações que serão fundamentais para a eficiência na gestão do negócio.

A apresentação de balancetes, balanços, DRE’s assinadas por um contador podem ser utilizadas para obtenção de créditos com maior facilidade, bem como para comprovar informações numéricas que refletem quão saudável é o negócio e desta forma, atrair investidores.

Além disso, a contabilidade regular permite e assegura ao empresário, realizar sua Distribuição de Lucros (atualmente isenta de tributação) para que em sua pessoa física, ele possam comprovar sua fonte de renda legal e sua consequente sua evolução patrimonial.

Você possui contabilidade regular em sua empresa?

Você sabe “interpretar” os números dos seus demonstrativos contábeis e, desta forma, utilizar essa informação para melhor a gestão do seu negócio?

Nós podemos te ajudar!

Entre em contato conosco!

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp